quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Paula Rego e Victor Willing - Entre Marido e Mulher...

Por Miguel Matos

Paula Rego renova a Casa das Histórias com uma retrospectiva da obra do seu marido, o artista britânico Victor Willing (1928-1988). Uma exposição de 80 pinturas e desenhos que é uma novidade em Portugal, país onde o pintor trabalhou e viveu entre 1957 e 1974. Willing começou a pintar pensando que seria sempre um retratista, mas a verdade é que passou também por fases abstractas, expressionistas, gestuais, numa atitude original e independente. De personalidade solitária e com ideias fortes, era um artista diversificado tanto em técnicas como em temáticas e estilos que desenvolvia em séries longas e demarcadas. Um homem de talentos teóricos e intelectuais, com obra editada de crítica de arte. Uma pessoa que, como diz Paula Rego, “não era para brincadeiras...”






Esta é a primeira vez que se realiza em Portugal uma exposição do trabalho de Victor Willing, artista quase desconhecido por cá. Quem foi este homem?
O Victor Willing, Vic para mim, foi meu colega na Slade School of Fine Art, em Londres. Foi lá que o conheci. Éramos os dois estudantes, mas eu tinha 16 anos quando fui para lá e ele era oito anos mais velho, já era casado e com filhos... era um intelectual admirado pelos colegas porque sabia muito sobre pintura e era muito original. Lia muito e era diferente dos outros alunos que eram muito mais ingleses, mais... provincianos, you know... ele sabia muita coisa e era muito amigo do Francis Bacon, até viveu em casa dele. A maneira de pintar na Slade era muito rígida, tinha que ser tudo medido e marcado. Era muito metódico, you know... Nesta exposição há um quadro que ele pintou ainda na escola e vê-se que está tudo com as proporções certas, e a tendência que ele tinha para a escultura nota-se na noção de espaço, que era muito importante para ele. Depois, mais tarde, veio comigo para Portugal.
Então, sendo ele casado, largou tudo para ficar consigo...
Mas custou!...

Mudaram de vida e vieram para um país que a nível artístico não oferecia boas condições...
Ó meu filho, mas na Ericeira era tudo diferente. Era só pescadores e mulheres a pedirem dinheiro para fazerem abortos e coisas assim, coitadas. Era um sítio muito bonito. Tinha lá uma quinta e pintávamos os dois numa adega muito grande que dividíamos ao meio com uma esteira. Ele pintava de um lado e eu do outro.
Trocavam experiências, conhecimentos, técnicas?
Não... Eu não sabia nada! Por exemplo, ele tinha uma grande paixão por Matisse e eu não gostava e não conseguia fazer aquilo. Enfim, ele percebeu que nós éramos completamente diferentes. E isso é uma coisa muito boa porque ele sempre me ajudou e respeitou na diferença. Estivemos na Ericeira, mas depois voltámos para Londres porque não havia ninguém com quem ele pudesse falar sobre pintura, a não ser eu, que não sabia nada.
Numa conversa que tivemos há tempos, a Paula disse-me que não sabia pintar, o seu marido é que sabia. Como assim?
Eu sou uma desenhadora, no fundo. Não sou uma pintora. Desenho, faço bonecos. Faço quase tudo com pastel seco. Até pintei durante uns tempos com acrílico, mas óleo é uma coisa que me repugna. Ainda vou experimentar. Porque não? Mas para mim, o pincel é uma coisa muito mole e eu gosto de carregar com o lápis. Gosto de desenhar e de pôr cor às vezes, mas as duas coisas nunca vão bem juntas. No caso do Vic, ele pensava como fazia. E depois teve uma altura em que tinha visões. O que ele queria era fazer quadros que se parecessem com desenhos. Mais livres, mais espontâneos.
Mas ele pintava a óleo, uma técnica demorada que não permite tanto essa espontaneidade...
Pois é, mas houve uma altura, quando ele já sofria de esclerose múltipla, em que olhou para a parede e viu o quadro que ia pintar. Então foi só copiar aquilo que estava a ver. Era mágico, uma coisa que não tem explicação. Ele pintava porque conseguia ver... mais tarde quando deixou de ver já visualizava apenas. Fazia o desenho espontaneamente e criava estas construções e coisas periclitantes.
Ele nunca conseguiu ser completamente abstracto nem completamente figurativo, oscilando e misturando esses elementos...
Era uma figuração inventada, como fazem os grandes.

O que é que Victor Willing buscava com a pintura?
O que ele fazia tinha muito a ver com a solidão. Coisas fechadas no fundo de um quarto...

Mas como pessoa ele reflectia essa solidão, ou era um sentimento que exprimia apenas pela arte?
Era uma pessoa solitária. Foi criado pelos pais, que eram militares. Nasceu na Alexandria, no Egipto. Era filho único e uma vez, em pequenino, tinha três anos, saiu da cama e o pai foi encontrá-lo no deserto a enxotar abutres de cima de um burro. Acho que isso ficou-lhe. Depois veio para Portugal, está-se a ver... não era abutres nem burros, mas era uma coisa parecida.

Aqui também não faltam abutres...
Ó lecas!

Embora ele seja um artista desconhecido em Portugal, também há poucos que conheçam a sua obra em Inglaterra. Como se explica isso?
Porque ele morreu e expôs em várias galerias mas sem grande projecção. Era muito admirado por algumas pessoas, uma minoria. Depois morreu, e pronto. Por isso, fazer aqui a sua exposição é para mim muito importante. Uma das razões de ter esta Casa das Histórias foi ter a oportunidade de mostrar o trabalho dele, fazer justiça. Mostrar coisas tão estranhas, macabras, belas e originais. Admiro-o muito, ele ensinou-me tudo. E incentivava-me a fazer trabalhos mais políticos, por exemplo. Ele escreveu sobre mim melhor do que ninguém. Percebia muito bem o que eu fazia e ajudava-me muito. Quando ele estava já na cama, em casa, eu tinha um ateliê fora. Depois de fazer quadros grandes, enrolava--os trazia-os para casa, pendurava-os ao pé da cama para ele me dizer se estavam bem ou mal. Mas depois quando ele morreu, olhe, fiquei a fazer isto sozinha. É uma chatice...
A renovação da Casa das Histórias passa por outra exposição, em que mostra obras suas realizadas nos anos 70.
Uma vergonha! Uma porcaria... são coisas muito feias, muito esquisitas, uns desenhos a preto e branco que eu fazia... como a fantochada da corrida às urnas nas últimas eleições depois do Salazar. Para além dessas coisas políticas, há alguns desenhos sobre a casa da minha tia em Cascais. Alguns quadros eram mais abstractos mas todos contavam histórias.

Já não gosta deles?
Agora já não me importa tanto, já não tenho tanta vergonha de mostrá-los. A gente tem que tomar responsabilidade por aquilo que faz. São coisas más, mas a gente tem que trabalhar e continuar como pode. Se é uma vergonha, quem fez fui eu e não outra pessoa.

E nunca pintou por cima de nenhum?
Não, eu fazia tudo à mostra. Não escondo nada, as asneiras que fiz estão todas à vista.

Há algumas obras que se referem a contos tradicionais. Fale-me delas.
Isso foi uma daquelas coisas apoiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian. Eu não tinha dinheiro nenhum e fui à Gulbenkian dizer que precisava de dinheiro e que não sabia mais o que fazer. Eles disseram para eu pensar numa ideia e então lembrei-me que gostaria de estudar os contos tradicionais portugueses e de outros países. A Gulbenkian atribuiu-me um subsídio todos os meses e eu fui para a biblioteca do British Museum, onde passei o tempo todo a ler livros antigos. Depois, fiz os desenhos que são ilustrações dos contos como a Branca Flor ou As Três Cabeças de Oiro. O Gato das Botas não é português mas podia ser... fiz isso e dei tudo à Gulbenkian. De facto, eu devo tudo à Gulbenkian, como muita gente neste país.

E há mais obras que possa salientar nesta mostra?
Há os bonecos que fiz, como a Princesa Grávida, por exemplo...

Há uma história muito engraçada, precisamente com essa Princesa Grávida, à porta da Galeria 111. Pode contar-nos?
Eu tinha feito um boneco de uma menina, uma princesa toda deformada, mas não era grotesca. Tinha umas bochechas grandes e uma barriga, porque estava grávida. Eu ia para a Galeria 111 expor aquilo e levava-a ao colo pela rua abaixo. Passou por mim uma mulher que gritou “ai, Nossa Senhora!!!” e benzeu-se. Pensou que era a sério (risos).

Esta nova temporada da Casa das Histórias Paula Rego é muito especial porque, para além de mostrar pela primeira vez a obra do seu marido, são expostas as obras dos dois no mesmo espaço. É como um reencontro?
É uma exposição única. Espero que venham cá pessoas de fora vê-la e depois quero levar a exposição para o estrangeiro. Ele merece ser mais divulgado porque a sua obra é muito moderna, não é datada. Podia ter sido feita há pouco tempo e isso é extraordinário. Fico muito contente de vir cá visitá-lo... a gente fica assim... não sei... talvez ele fale comigo. Se eu fosse bruxa....

1 comentário: