segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Bela Silva - Dentadinhas e Arranhões


Miguel Matos andou à caça do veado com Bela Silva em plena galeria de arte.

O cenário: uma caçada com direito a luta violenta entre espécies. Auge da cena: “Ah, apanhei-te veadinho. Vou dar-te uma dentada”, diz o cão. “Morde mas com jeitinho”, diz o veado. “Vais ver que te como num ápice, nem vai doer”, diz o cão. “Lá estás tu com promessas. Vá, come-me lá de uma vez”, responde o veado.

O que se acaba de relatar é uma cena de “Stag Night”, exposição de Bela Silva na galeria Alecrim 50. São pinturas e esculturas de cerâmica inspiradas nas imagens de caça do século XVIII.

“Estava a olhar para tapetes persas e achei piada àquelas lutas em que às tantas já não se sabe a que animal pertence esta cauda ou aquele focinho. Numa visita ao Altes Museum, em Munique, fiquei parada a olhar para aquelas telas enormes, para o aglomerado de cães furiosos de olhos esbugalhados que mostram todos os seus dentes. A aparente vítima também mostra tudo o que a natureza lhe deu para se defender, numa luta de quem tem mais dentes. Noutras pinturas aparecem cães a olhar para os faisões de boca fechada muito perto a cheirar o seu jantar, ou a admirar a cor das belas penas, opto por esta segunda hipótese mais tranquila.”

Os cães de Bela Silva não são bem cães de caça. Mais parecem animais domésticos que nas suas aventuras chegam mesmo a ser patetas. Há um cão que se diverte debaixo de um javali.

Há outro que olha para nós, como que a perguntar “então, estou bem assim?” Uma matilha está a atacar um veado, mas parece que o veado gosta disso... “Nós às vezes gostamos de ser caçados”, comenta Bela por entre gargalhadas. A verdade é que se estamos a ser caçados isso é porque há alguém que nos quer comer... Serão estas imagens metáforas para possíveis orgias? “Com a chuva até apetece estar na cama, não é?”, responde.

Conotações e derivações de tema à parte, a verdade é que Bela chamou a esta série “Stag Night”, que em inglês significa despedida de solteiro. “Isto é a noite dos veados e é engraçado que despedida de solteiro em inglês diz-se noite do veado.” Uma noite estranha que nos aproxima das obras dos mestres do século XVIII com cenas contorcionistas de luta entre animais.

Para além das telas a óleo, estes animais povoam também peças em cerâmica, num registo mais abstracto. “Deixei de fazer cerâmicas durante dez anos, enquanto estive em Nova Iorque. Agora, até Maio estou concentrada nas cerâmicas e a produzi-las na fábrica Bordalo Pinheiro.” Em “Stag Night” Bela Silva mostra pela primeira vez os seus desenhos, que muita gente não conhece. São desenhos preparatórios para os seus trabalhos de cerâmica, feitos a caneta.

Bela é conhecida pelas suas pinturas coloridas em que representa meninas com traços inspirados no barroco. Mas esse período acabou. “Quero livrar-me daquilo que já fiz e começar novos trabalhos. Cheguei a uma altura em que o meu trabalho entrou em overdose”, confessa a artista. “As pessoas ainda querem que eu pinte meninas mas têm de perceber que há uma evolução... Um dia até posso voltar a isso, mas agora tenho necessidade de experimentar outras coisas. Fiz este tema só para a exposição, mas agora já estou farta de veados. É uma série isolada, uma brincadeira única.” Bela está a entrar numa fase de mudança, de desenvolvimento. Para já, decidiu que a próxima série vai entrar por influências japonesas.

“Stag Night” mostra cenas de caça, estranhas, cruéis, divertidas e até metafóricas. Mas não traz consigo grandes conceitos ou ideias filosóficas. São o que são. “As teorias são para os críticos inventarem, eu sou uma mulher do fazer”, diz Bela Silva.

“Stag Night” está patente na galeria Alecrim 50 (R. do Alecrim, 48/50) até 31 de Outubro. Aberta de segunda a sexta das 11.00 às 19.00. Sábado das 11.00 às 13.30 e das 16.00 às 19.00. A entrada é gratuita.

Time Out, 13 de Outubro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário